sexta-feira, 24 de junho de 2011

EM DEFESA DA SAÚDE

 

 


 

Posted: 24 Jun 2011 04:04 AM PDT

Os profissionais de enfermagem de Campo Grande poderão fazer pré-consultas e encaminhar pacientes aos médicos especialistas. O procedimento é comum em alguns estados do país, mas não vinha sendo aplicado na capital do Mato grosso do Sul porque precisava ser normatizado pelas autoridades de saúde.

Esta é a notícia veiculada pela TV Morena, filiada da TV Globo no Estado.

As atribuições dos enfermeiros estão definidas em um protocolo do Ministério da Saúde desde julho de 2007, que recomenda que enfermeiros podem fazer uma avaliação prévia dos pacientes e definir quem tem prioridade no atendimento. A presidente da associação brasileira de enfermagem, Ivone Evangelista, explica o procedimento do atendimento. “Tem que ter uma ficha para que no processo da entrevista o enfermeiro seja capaz de situar o que é do grau de risco da queixa do paciente e aí sim estabelecer o fluxo de atendimento posterior”.
Em Campo Grande os enfermeiros já fazem consultas e pedem exames nos programas de atenção básica, como o saúde da família por exemplo. Com as mudanças no sistema de atendimento, esses profissionais também vão prescrever medicamentos dentro do protocolo do Ministério da Saúde e encaminhar pacientes aos médicos especialistas.
Os médicos encaram a medida com preocupação. “Não fica claro que tipo de consulta ou exame será atribuído ao profissional de enfermagem, porque nós sabemos que exames e consultas são atribuições do médico, porém em determinados protocolos e programas do Ministério da Saúde é possível que um profissional da enfermagem possa fazer isso”, afirma o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Luiz Henrique Mascarenhas.
O Ministério Público deu um prazo de dez dias para a criação de um cronograma para implantar as mudanças no atendimento a população e tudo precisa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Segundo as autoridades, as medidas são para agilizar o atendimento nos postos.
FONTE: BLOG EM DEFESA DA SAÚDE

 

--

Contatos: Fone: (41) 9612-34-52 e-mail: reativacaosindicato@yahoo.com.br Twiter: @EnfJoseMarcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário