quarta-feira, 11 de maio de 2011

SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

 



A Secretaria de Estado da Saúde e a ABEn – Associação Brasileira de Enfermagem, seção Paraná, promovem, na próxima quinta-feira (12), a abertura oficial da 72ª SBEn – Semana Brasileira de Enfermagem, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento contará com a presença do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, da presidente da ABEn-Pr, Carmen Moura dos Santos e de profissionais da área de todo país.

O evento é voltado a profissionais e estudantes da área e contará com palestras e debates sobre o exercício da enfermagem no país. A abertura oficial começa às 9 horas e segue com programação durante todo o dia. A Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída em 1960 através do Decreto 48.202/1960, do Presidente Juscelino Kubitschek com o objetivo de dar ampla divulgação das atividades da categoria. Este ano, os profissionais discutem o tema “Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação”.

Segundo a presidente da ABEn-PR, “além de reunir a categoria, esse evento qualifica a assistência de enfermagem no país, pois discute temas relevantes para o exercício da profissão”, afirma Carmen Moura. Um dos temas de destaque deste ano é a implantação do Sistema de Informação de Apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem no Paraná, tema de mesa redonda na tarde do dia 12, comandada pelas enfermeiras Maria Goretti David Lopes, chefe de gabinete da SESA, e Samanta Andrine Taube.

A secretaria da Saúde é parceira da ABEn no evento de abertura e no encerramento da Semana, no dia 20 de maio, com um encontro da região metropolitana de Curitiba, em Pinhais. Durante toda a semana (de 12 a 20/05) haverá encontros e discussões em diversos hospitais e locais públicos, como a Feira da Saúde, no dia 19 de maio, na Boca Maldita, em Curitiba.

Hospitais – Em Paranaguá, o Hospital Regional do Litoral promove sua 1ª Semana de Enfermagem do dia 09 a 13 de maio com programação de palestras sobre o tema “Gente que Cuida de Gente”. Em Londrina, no Hospital Anísio Figueiredo – Zona Norte, a seção de enfermagem, o serviço de controle da infecção hospitalar e a direção administrativa do hospital promovem, também de 09 a 13 de maio, a semana de enfermagem e de controle da infecção hospitalar com o tema “Cuidado, Humanização e Ética”. Além de palestras e debates, a comissão organizadora programou atividades voltadas para o bem-estar dos enfermeiros, com tratamento de beleza e sorteio de brindes.

O Hospital do Trabalhador de Curitiba também promove entre os dias 12 a 20 de maio a semana que homenageia os profissionais de enfermagem. O tema escolhido é o Cuidado de enfermagem: Ética e Inovação. Veja a programação completa da semana no site da Secretaria de Estado da Saúde.

A Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída a partir da iniciativa da ABEn, através do Decreto nº 48.202/1960, do Presidente Juscelino Kubitschek, é um espaço para a ampla divulgação das atividades de enfermagem e harmonização entre suas diferentes categorias profissionais.

12 DE MAIO DE 2011

Abertura Oficial da Semana Brasileira de Enfermagem

PROGRAMAÇÃO

08:30h – Credenciamento
09:00h – Abertura Oficial da 72ª SBEn
Presidente da ABEn-PR – Carmen C. Moura dos Santos
Secretário de Estado da Saúde do Paraná – Michele Caputo Neto
10:00h – Conferência: Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação – Enfª. Simone Peruzzo - Secretária Geral da ABEn Nacional
12:00h – Intervalo
14:00h – Debate: As Redes de Atenção à Saúde – Antonio Dercy Silveira Filho-Superintendente de Políticas de Atenção Primária à Saúde – SESA/PR
15:30h – Mesa Redonda: A implantação do “Sistema de Informação de Apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem” no Paraná.
Enfª. Maria Goretti David Lopes
Enfª Samanta Andrine M. Taube

Público Alvo:
Profissionais e Estudantes de Enfermagem

Local:
Auditório do Museu Oscar Niemeyer | Rua Mal Hermes, 999 - Curitiba/PR

Maiores Informações:
(41) 3363-6242 (ABEn) | (41) 3330- 4503 (Graça) | (41) 3330-4375 (Ivana)

Promoção e realização:
Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA/PR

--

Contatos: Fone: (41) 9612-34-52 e-mail: reativacaosindicato@yahoo.com.br Twiter: @EnfJoseMarcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário