quarta-feira, 2 de março de 2011

Enfermagem o Hoje e o Amanhã

 

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --

Quando é noticiado na mídia que houve um erro envolvendo pessoal de enfermagem, fico apreensivo pois tais situações ocorrem sempre em no desenvolvimento profissional levado ao extremo. Ao relembrarmos a Stephani que recebeu vazelina endovensa, Tifany que sofreu mutilação em dedo quando da retirada de bandagem em sua mão.

Sim e dai…Até onde todos nos enfermeiros somos responsáveis… somos responsáveis por estarmos abraçando diversas atividades que não são de nossa responsabilidade e competência e passivamente aceitamos tarefas que estão distantes daquilo que fomos treinados e que temos obrigação de realizar e que estão sendo deixados em segundo plano.Colegas vamos usar nosso senso crítico e começarmos a rever o que estamos fazendo quando instruimos nossos futuros colaboradores em escolas que priviligiam o lucro em detrimento da qualidade da qualificação, forçar como categoria que os orgãos de controle e ficalização realmente acompanhem seu funcionamento e sua criação e que exista qualidade no que se propõem, que é formar profissionais.

Os relatos do início do texto revelam detalhes que ficam escondidos nas tragédias e que só são entendidas por nós que supervisionamos e gerenciamos equipes( formação ruim,equipes sub-dimencionadas,equipamentos sucateados ou mal conservados,prédios com todo tipo de infiltrações, instalações elétricas e hidraulicas inapropriadas,baixos salários, escalas equivocadas, falta de insumos, multiplos vínculos empregatícios e por fim processos de seleção que em sua grande maioria não está nas mãos de enfermeiros que apenas recebem o colaborador para mais tarde descobrir suas potencialidades.

Sim e daí…Muitas vezes nos pegamos dizendo que com um rolo de esparadrapo consertamos tudo não e mesmo! O problema é que não estamos consertando e sim na verdade nos estamos eternamente remendando várias situações que perduram por tempo demasiado sem sairmos do lugar. Colegas em nossas instituições somos em maior número, conhecemos nosso ofício e muito bem e o ofício de outros que abraçamos sem sem questionar e que levam ao limite de nossas forças, desviado nossa atenção para outras atividades.

Com tudo isso devemos refletir se realmente queremos contar com a sorte, improviso e sempre e rezar e agradecer que hoje não matamos ninguem!

“As pessoas pensam que fizeram muito por não term matado alguém.Mas em verdade nenhum homem pode morrer em paz,se não fez tudo para que os outros não morram”

Enfº Heitor Medeiros Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário