sexta-feira, 11 de março de 2011

Cofen e Sesu avaliam qualidade do ensino de enfermagem

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, recebeu, nesta quinta-feira (03), na sede do Cofen, o Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC e Prof. Dr. Paulo Roberto Wollinger.

A reunião teve o objetivo de discutir a qualidade dos cursos de graduação de enfermagem no contexto do convênio de cooperação firmado entre as duas instituições, visto que a Secretaria de Educação Superior (SESU), órgão do Ministério da Educação, disponibiliza ao Cofen os atos de avaliação dos cursos de enfermagem em funcionamento e os novos pedidos de abertura.

Após ouvir um sucinto relato sobre a realidade dos profissionais de enfermagem brasileira e a qualidade dos cursos em funcionamento, feito por Manoel Carlos Neri, o diretor do Sesu reafirmou o interesse do MEC em mudanças que melhorem a qualidade dos cursos e convidou os dirigentes do Cofen para ajudar a traçar metas que garantam a melhoria deles.

Atualmente o Conselho Federal, através do convênio de cooperação com o MEC, ajuda a avaliar as autorizações para os novos cursos, o reconhecimento daqueles em funcionamento e a renovação do reconhecimento.

O professor Gelson Albuquerque, Secretário do Cofen, lembrou ao doutor Paulo Roberto Wolling que muitos dos principais erros no exercício profissional decorrem da má qualidade dos cursos ofertados, em especial da proliferação deles pelo setor privado.

Para Manoel Carlos Neri, outro gargalo a ser enfrentado pelo MEC é a disparidade existente entre o baixo número de vagas ofertado pelas Universidades Públicas em relação às privadas. “O Cofen tem manifestado sua preocupação com a qualificação dos seus inscritos e tem criticado a proliferação de novos cursos sem nenhum critério pedagógico nem laboratorial. Isso reflete negativamente no exercício profissional”, explicou Neri. 

Participaram ainda da reunião os conselheiros federais Ivete Barreto, Márcia Krampell e a Dra coordenadora da Comissão do convênio de cooperação MEC/ COFEN, Dorisdaia Carvalho de Humerez.
Ficou combinado outra reunião entre as duas instituições para traçar as novas metas e avaliar novos pedidos de abertura de cursos.

Fonte: Portal COFEN

Contatos: Fone: (41) 9612-34-52 e-mail: reativacaosindicato@yahoo.com.br Twiter: @EnfJoseMarcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário