sexta-feira, 11 de março de 2011

CHEGA DE DESVALORIZAÇÃO!!

Prezados Colegas, Enfermeiros, Enfermeiras, Técnicos (as) e Auxiliares de Enfermagem,

 

A Enfermagem, nos últimos anos, tem sido alvo de humilhações, chacotas e desvalorização.

Somos humilhados, quando somos colocados como subordinados ou auxiliares dos médicos. A Lei do Exercício profissional da Enfermagem (Lei 7498/86) diz que a enfermagem é uma profissão autônoma. Os médicos nos dão ordens, muitas vezes, coisas que não tem a ver com o serviço. Os médicos se autodenominam “chefes do plantão” e querem mandar em tudo. Somos humilhados no plantão noturno, pois, não temos um local, sequer digno, quem dirá adequado, para descansar a uma horinha, garantida por lei. Descansamos em expurgos, cadeiras, de baixo do balcão, no vestiário, debruçados na mesa e, muitas vezes em um banheiro. Somos humilhados quando o médico se atrasa e o cliente desabafa em nós, quando nós chegamos para orientar o cliente e ele diz que quer falar só com o médico. Somos humilhados quando o médico chaga para prescrever e deixa a “papelada” espalhada no balcão. Somos humilhados quando, depois de fazer, com todo cuidado, o curativo, o médico chega, arranca tudo e temos que refazê-lo. Somos humilhados quando vamos atender uma ocorrência na ambulância o médico vai confortavelmente sentado ao lado do motorista e nós vamos sentados lá atrás, na maca!!! Cadê nossa dignidade??? CADÊ O SINDESC PARA BRIGAR POR NOSSA DIGNIDADE???? CADÊ O COREN-PR PARA EXIGIR DOS HOSPITAIS AUTONOMIA GARANTIDA POR LEI???

Somos alvo de chacotas em programas de TV. Quem assistiu o capítulo da novela “Insensato Coração” onde a atriz Glória Pires interpretando, sei lá se era uma enfermeira ou técnica de enfermagem, foi xingada de burra por seu paciente. Fiquei uma semana ouvindo piadinhas.(O COREN-RJ MANDOU UMA CARTA DE REPÚDIO AOS AUTORES DA NOVELA, E O QUÊ O COREN-PR FEZ A RESPEITO. PREFERIU O SILÊNCIO, MARCA DA ATUAL DIRETORIA). Alguém já assistiu a séria de TV Dr. House?? Na série a enfermagem só serve de pano de fundo, os médicos é que fazem tudo. Em um capitulo a enfermagem estava em greve e a personagem  “Dr. House” falou: “O que mesmo que as enfermeiras fazem??” E quando colocamos o “DR” em nossos carimbos??? Somos redicularizados, muitas vezes, pelos próprios colegas!!! Chamamos de “Doutor”, médicos, farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas e a até fonoaudiólogos. Experimenta chamara o enfermeiro de Doutor!! E nos programas “humorísticos”, por assim dizer, a enfermagem aparece como?? Mulheres com roupas curtíssimas e decotes vultosos. (CADÊ O RESPEITO??? CADÊ OS ORGÃOS RESPONSÁVEIS POR NOS DEFENDER???)

Somos desvalorizados quando, nos pagam salário menor que estagiário de engenharia, menor que do motorista do caminhão de lixo. Não que estes profissionais não mereçam ganhar bem, nós é que deveríamos ganhar melhor, pois cuidamos de vidas. Somos desvalorizados quando, as instituições de saúde nos contratam para fazer de tudo, atender telefones, lavar materiais, arrumar camas, empurrar macas, etc. Somos desvalorizados quando o COREN-PR quer dar um parecer autorizando o auxiliar de enfermagem a coletar material para exames. Somos desvalorizados quando, temos que assumir a responsabilidade técnica de uma instituição para ganhar R$ 3.000,00 enquanto contratam médicos para trabalhar duas horas para ganhar R$ 4.000,00.

Não estou criticando nenhuma profissão pelas suas conquistas, apenas estou comparando, pois a enfermagem não conquistou nada!!!

Quem deveria lutar para conquistar a valorização da ENFERMAGEM????

Os nossos órgãos representativos, principalmente o COREN e o SINDICATO.

São eles que deveriam buscar as conquistas que outras categorias já conquistaram, no entanto, até hoje eles se mostraram INCOMPETENTES para este fim!!

CHEGOU À HORA DA MUDANÇA COMPENHEIROS!!

Estamos em uma batalha judicial no Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região desde 2009 (Processo nº 06916-2010-004-09-00-0), para fundar nosso sindicato, mas o SINDESC (www.sindesc.com) entra com recursos, fazendo com que as audiências se prolonguem por meses.

Este ano, porém, haverá eleições para o COREN-PR. Nós podemos também mudar a situação do conselho, que entrou lá com propostas de mudança e não saiu da estagnação. Só viajam, viajam e viajam!!!

CHEGA!!! EM SETEMBRO NÃO VOTE NA ATUAL DIRETORIA!!!

MUDE A ENFERMAGEM!!! MUDE A SUA VIDA!!! SEJA RESPEITADO (A).

 

Contatos: Fone: (41) 9612-34-52 e-mail: reativacaosindicato@yahoo.com.br Twiter: @EnfJoseMarcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário