terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Setor de fiscalização do CorenPR tem crescimento????

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná – CorenPR - foi bastante atuante em 2010. Apenas em 2010, o número de fiscalizações em instituições de saúde e eventos esportivos foi de 1461. Também foram visitados 247 hospitais.(FISCALIZARAM??? ONDE??? SÓ EM CURITIBA EXISTEM VÁRIOS HOSPITAIS TRABALHANDO IRREGULARMENTE SEM ENFERMEIROS COM TÉCNICOS EM NÚMERO REDUZIDO. O COREN-PR JÁ FOI INFORMADO E ATÉ AGORA A SITUAÇÃO PERMANECE A MESMA!!)


Além do crescimento dos trabalhos realizados, a fiscalização do CorenPR trouxe benefícios diretos à sociedade, a começar pela qualidade de assistência de enfermagem prestada ao cliente/paciente, haja visto que após a exigência do cumprimento da Lei nº 7.498/86, art. 15, no sentido de que todos os serviços que têm atividade de enfermagem devem possuir enfermeiros responsáveis pela organização, planejamento, direção do serviço de enfermagem, e ainda em todo o horário de funcionamento, ou seja, é obrigatório a presença do enfermeiro à noite e finais de semana. (OS ÚNICOS BENEFICIADO SÃO OS DONOS DE HOSPITAIS QUE GANHAM DINHEIRO COM A EXPLORAÇÃO DA ENFERMAGEM E O PACIENTE SOFRE IATROGENIAS PELA FALTA DE ASSISTÊNCIA. SABEMOS, E O COREN-PR SABE, DE INSTITUIÇÕES QUE NÃO POSSUEM ENFERMEIROS 24 H. SÓ EU JÁ DENUNCIEI DOIS, A MAIS DE UM ANO, E ATÉ AGORA NÃO HOUVE MELHORIAS. A SITUAÇÃO PIORA NOS FINS DE SEMANA, POIS OS HOSPITAIS COLOCAM APENAS UM ENFERMEIRO PARA SUPERVISIONAR TODO UM HOSPITAL E VÁRIAS UTI'S) 

Neste sentido os fiscais do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, assessorados pelo setor jurídico do CorenPR e com apoio do Ministério Público, vêm buscando a regularização de hospitais, clínicas, Pronto Atendimento e Unidades de Saúde, melhorando a qualidade da assistência prestada e a segurança na atividade desenvolvida pelos profissionais. Um exemplo da busca pela melhoria na assistência foi um maior número de denúncias encaminhadas ao setor de processo ético do CorenPR.(NO SETOR DE PROCESSOS ÉTICOS HÁ UM, ENTRE VÁRIOS PROCESSOS, DE UM TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUE FICOU UM ANO E QUATRO MESÊS TRABALHANDO COMO GERENTE DE ENFERMAGEM. FORAM FEITAS VÁRIAS DENÚNCIAS, INCLUSIVE DOCUMENTADA E ATÉ AGORA NADA FOI FEITO. O PRECESSO ESTA NA MÃO DO PRESIDENTE DO COREN, JÁ FAZ ALGUM TEMPO)

Em algumas situações em que não há atendimento das Notificações lavradas pelo fiscal do COREN-PR para o cumprimento desta Lei, o Conselho tem recorrido ao Ministério Público. Esse, por sua vez, tem mostrado muito eficiente. Como é o caso de dois hospitais que pertencem à Subseção de Umuarama, que após inúmeras Notificações desatendidas, foi encaminhado denúncia ao Ministério Público que Firmou o Termo de Ajustamento de Conduta imputando, inclusive com multa, caso a instituição não cumpra a determinação de contratar enfermeiro dentro do prazo definido.

Ainda existem instituições que mantém um número mínimo de profissionais de enfermagem causando sobrecarga e estresse aos profissionais que acabam prestando uma assistência de baixa qualidade. Mas a fiscalização contínua deve manter sempre o ideal de zelar pela profissão em que a saúde e a qualidade de vida do ser humano seja o princípio fundamental para esta valiosa e essencial profissão: ENFERMAGEM. (AINDA TEM CORAGEM DE DIZER QUE SABEM QUE EXISTEM INSTITUIÇÕES QUE EXPLORAM A ENFERMAGEM. SE O COREN-PR SABE E NÃO FAZ NADA , A QUEM RECORRER?? FICARAM TRÊS ANOS E NÃO FIZARAM NADA PELA MELHORIA)

Além da fiscalização, foram realizadas palestras de esclarecimento sobre as legislações que regem a enfermagem e o código de ética da profissão em instituições de ensino e instituições de saúde. O objetivo foi garantir um aprimoramento no conhecimento dos profissionais de enfermagem e estudantes acerca das legislações que cercam seu exercício, para que possam reconhecer seus direitos e deveres no momento de atuar em prol da sociedade.

Com relação à liberação de CRT (Certidão de Responsabilidade Técnica) o número foi muito próximo de 2009, mas as liberações tiveram mais critérios. Este ano não foram liberadas CRT para instituições que possuem Auxiliares de Enfermagem atuando em UTI, e também para hospitais de pequeno porte e clínicas que não possuem enfermeiro na cobertura das 24 horas.

Vale lembrar que os setores de atendimento e fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná já têm chefes definidos para 2011. O atendimento ganhou um novo, Luis Felipe Pereira Marcon. Já a fiscalização continua sob o comando de Helga Pereira do Nascimento.

Na fiscalização haverá novidades. Além das ações que já vem sendo realizado(QUAIS??), os fiscais de todo o estado do Paraná promoverão um número maior de palestras sobre legislação e ética nas instituições de saúde e ensino, visando efetuar um trabalho preventivo para evitar futuras falhas e erros que vem ocorrendo devido à falta de orientação a respeito da legislação básica que rege a enfermagem.

Além disso, esse ano a coordenação de fiscalização envidará esforços para que ocorra um aumento significativo nas solicitações de CRT nas instituições de saúde. Segundo Helga “O Enfermeiro RT é um parceiro de suma importância para que as instituições de saúde possam ofertar a sociedade um atendimento digno e qualificado. Acredito que a seriedade com que vem sendo desenvolvidas as atividades de fiscalização, fará com que a profissão de enfermagem alcance o reconhecimento merecido.”( O CRT ESTÁ SENDO FORNECIDO SEM CRITÉRIOS. QUALQUER ENFERMEIROS, RECÉM FORMADO OU NÃO, RECEBE.O ENFERMEIRO CRT DEVERIA TER EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENFERMAGEM QUE ATUARÁ(UTI, ONCOLOGIA, ETC.), POIS SEM ISSO NÃO PODERÁ FISCALIZAR E INSTRUIR SUA EQUIPE, FICANDO "À MERCÊ" DA INSTITUIÇÃO)

A área de atendimento foi assumida por Luis, funcionário de longa data do CorenPR que até 2010 era responsável pelo setor de cobrança da subseção de Curitiba e Região Metropolitana. Para Luis há muito trabalho a fazer, pois o setor de atendimento é o principal canal de comunicação com o inscrito e precisa sempre estar se renovando e atendendo as necessidades de cada profissional de Enfermagem.

POR QUE NÓS NÃO PODEMOS TER ACESSO A ESTES PROCESSOS, AFINAL TUDO ISSO É DE INTERESSE PÚBLICO!!!!

NÃO ADIANTE FICAR POSANDO PARA FOTO, VAMOS TRABALHAR SENHORES!!!

ESTAMOS DE OLHO!!!

FONTE: COREN-PR

COMENTÁRIO ( EM VERMELHO): ENF JOSÉ MARCELO

Contatos: Fone: (41) 9612-34-52 e-mail: reativacaosindicato@yahoo.com.br Twiter: @EnfJoseMarcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário